Li recentemente uma notícia que não é nenhuma novidade, mas que deve ser mais divulgada para alertar sobre os perigos do uso abusivo de bebidas alcoólicas:
"...Adolescentes,especialmente do sexo feminino, que bebem grandes quantidades de álcool de uma só vez podem danificar a parte do cérebro que controla a memória e a percepção espacial, de acordo com um estudo americano. Os cérebros de jovens mulheres são mais vulneráveis aos danos causados pelo álcool porque se desenvolvem mais cedo que os dos homens..."
Quem tiver interesse e quiser ler mais sobre o assunto, acesse os links abaixo:
http://noticias.terra.com.br/ciencia/noticias/0,,OI5245198-EI8147,00-Beber+demais+pode+danificar+memoria+de+meninas+adolescentes.html
http://www.uniad.org.br/index.php?option=com_content&view=article&id=9616:binge-drinking-can-damage-memory-skills-in-teen-girls&catid=29:dependencia-quimica-noticias&Itemid=94
É importante debater esse assunto nas escolas, faculdades, instituições em geral .
Este blog é um espaço de reflexão a respeito das diferentes (e talvez conflitantes) cognições e emoções despertadas nas minhas vivências profissionais e pessoais. Sejam bem-vindos! Se quiserem entrar em contato: mwagner@imed.edu.br
quarta-feira, 27 de julho de 2011
terça-feira, 26 de julho de 2011
Revista de Psicologia recebe artigos para sua quinta edição!
A Revista de Psicologia da IMED visa divulgar estudos no campo da psicologia e áreas afins. É um periódico eletrônico que apresenta periodicidade semestral e fluxo constante de recebimento de artigos para submissão. Atualmente está recebendo artigos para sua quinta edição.
Em sua quarta edição, a revista apresenta artigos de origem de diversas instituições nacionais, além de uma publicação internacional. Os temas enfocados explicitam a conscientização dos profissionais da psicologia a respeito da importância da ampliação da sua área de atuação e da sua participação em trabalhos interdisciplinares.
Segue abaixo o sumário da Revista de Psicologia da IMED, vol.2, n.2, 2010.
Como Editora, convido os interessados a acessar os artigos disponibilizados na íntegra no link:
REVISTA DE PSICOLOGIA DA IMED VOL.2, N.2, 2010.
ISSN: 21755027
SUMÁRIO
Editorial
Diferenças Quanto ao Desempenho na Atenção Concentrada de Crianças e Adolescentes com e sem TDAH
Efetividade da Terapia Cognitivo-Comportamental para os Transtornos do Humor e Ansiedade: uma revisão de revisões sistemáticas
Atividades Lúdicas durante a Sessão de Diálise
Experiencias de Fluidez y Vejez. Revisión de diversos hallazgos de investigación.
Evolução Histórica da Propaganda, Legislação Antitabagismo e Consumo de Cigarro no Brasil
Psicologia Organizacional e as Ferramentas Usadas no Enfrentamento do Absenteísmo
Mediação de Conflitos Familiares: perspectiva teórica e processo de intervenção
DESEJO UMA BOA LEITURA A TODOS (AS)!!!!
Em sua quarta edição, a revista apresenta artigos de origem de diversas instituições nacionais, além de uma publicação internacional. Os temas enfocados explicitam a conscientização dos profissionais da psicologia a respeito da importância da ampliação da sua área de atuação e da sua participação em trabalhos interdisciplinares.
Segue abaixo o sumário da Revista de Psicologia da IMED, vol.2, n.2, 2010.
Como Editora, convido os interessados a acessar os artigos disponibilizados na íntegra no link:
REVISTA DE PSICOLOGIA DA IMED VOL.2, N.2, 2010.
ISSN: 21755027
SUMÁRIO
Editorial
Diferenças Quanto ao Desempenho na Atenção Concentrada de Crianças e Adolescentes com e sem TDAH
Efetividade da Terapia Cognitivo-Comportamental para os Transtornos do Humor e Ansiedade: uma revisão de revisões sistemáticas
Atividades Lúdicas durante a Sessão de Diálise
Experiencias de Fluidez y Vejez. Revisión de diversos hallazgos de investigación.
Evolução Histórica da Propaganda, Legislação Antitabagismo e Consumo de Cigarro no Brasil
Psicologia Organizacional e as Ferramentas Usadas no Enfrentamento do Absenteísmo
Mediação de Conflitos Familiares: perspectiva teórica e processo de intervenção
DESEJO UMA BOA LEITURA A TODOS (AS)!!!!
segunda-feira, 25 de julho de 2011
Rejeição ativa áreas do cérebro que processam sensações físicas dolorosas
Segundo estudo conduzido pelo psicólogo Ethan Kross, da Universidade de Michigan, o sentimento de abandono ativa as mesmas regiões cerebrais que a dor física. Lembranças de rejeição ativaram partes do córtex somatossensorial secundário e do insular em um experimento.
Quem quiser ler mais sobre isso acesse a Revista Mente e Cérebro -edição 222, de julho de 2011 no link abaixo:
http://www2.uol.com.br/vivermente/artigos/rejeicao_ativa_areas_de_dor_no_cerebro.html
Quem quiser ler mais sobre isso acesse a Revista Mente e Cérebro -edição 222, de julho de 2011 no link abaixo:
http://www2.uol.com.br/vivermente/artigos/rejeicao_ativa_areas_de_dor_no_cerebro.html
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