quarta-feira, 2 de janeiro de 2013

A IMPORTÂNCIA DAS NOSSAS ESCOLHAS...

Li recentemente alguns artigos na Revista Mente e Cérebro, Edição Especial nº 35, sobre os mecanismos que influenciam nossas decisões: tendências inatas, emoções, aspectos culturais, características de personalidade, entre outros...

E aqui entra a famosa questão: Emoção ou Razão? O que realmente é importante na hora da tomada de decisão?




Gostei muito dos textos que esclarecem, entre outras reflexões, sobre a importância do arrependimento por ter tomado uma decisão errada - arrepender-se do ponto de vista neurobiológico está associado à preservação da espécie.  E pessoas com lesão no lobo órbito-frontal podem apresentar dificuldade para tomar decisões adequadas, incapacidade de manter relações interpessoais , o que, segundo a neurociência, está relacionado a um déficit emocional.

Outra questão debatida diz respeito ao fato de "até onde vai nosso livre arbítrio?" Alguns cientistas encontraram evidências de que as decisões podem ser traduzidas em atividade cerebral até dez segundos antes de se tornarem conscientes.

Qual é o papel da nossa consciência então? Um dos artigos discute o papel da consciência revendo os quatro passos de uma decisão propostos por Kenji Doya:
1º) Reconhecemos a situação.
2º) Avaliamos as opções disponíveis.
3º) Selecionamos nossa ação com relação às nossas necessidades.
4º) Avaliamos a decisão de acordo com seu resultado.

Vale a pena ler esta edição especial da revista, que traz inúmeros textos interessantes sobre este tema.