quarta-feira, 14 de agosto de 2013

No dia 03 de agosto de 2013, o Caderno Medicina & Saúde, do Jornal O Nacional (Passo Fundo-RS) publicou o artigo "Ansiedade Social e sintomas depressivos no ensino superior" ( de Francieli da Silva Batistella e Marcia Fortes Wagner)

Após meses afastada do blog, retorno para compartilhar este texto, a respeito de estudos que desenvolvemos no NEPHS - Núcleo de Estudos e Pesquisas em Habilidades Sociais e no Projeto de Pesquisa Habilidades Sociais no Transtorno de Ansiedade Social, da Escola de Psicologia da Faculdade Meridional, IMED, Passo Fundo, RS. Francieli Batistella, na época da elaboração do texto ainda Acadêmica de Psicologia Bolsista Desempenho de Iniciação Científica - agora já Psicóloga, Pós-graduanda em Terapia Cognitivo-Comportamental - e eu, como co-autora do texto e coordenadora do NEPHS e do Projeto de Pesquisa, tivemos como objetivo informar e ressaltar a pais, educadores e população em geral que é necessário um olhar mais atento aos alunos no ensino superior, visto a constatação da possibilidade de surgimento de alguns problemas psicológicos nesta etapa da vida, os quais podem trazer prejuízos à aprendizagem e ao futuro desenvolvimento de uma vida profissional.  Segue abaixo uma parte do texto:

" Os indivíduos que ingressam na faculdade sofrem mudanças e transformações, à medida que este ambiente traz novas exigências de conhecimentos, habilidades e competências, requerendo um processo de adaptação para que tenham êxito nos estudos. É importante identificar sintomas de stress, ansiedade e outros possíveis problemas psicológicos que possam surgir neste período, pois causam prejuízos na vida pessoal, acadêmica e profissional, interferindo também nos relacionamentos sociais. É bastante comum ouvirmos os alunos se queixarem de ansiedade, dificuldade de concentração, desmotivação e outros sintomas que podem ser indicativos de algum quadro psicológico. O Transtorno de Ansiedade Social, também conhecido como Fobia Social, é um transtorno identificado em algumas situações de sala de aula, o qual muitas vezes pode estar associado a sintomas depressivos, sendo que ambos podem desencadear dificuldades no desempenho acadêmico..."

Abaixo, segue link para leitura do texto na íntegra: