sábado, 30 de outubro de 2010

Enfrentando as adversidades da vida: afinal, o que é essa tal resiliência?

Muitas circunstâncias nos roubam energia e nos trazem imenso sofrimento. Nem sempre conseguimos escolher quais os desafios que iremos enfrentar. Mas temos que ter em mente que cada um pode escolher como encarar e reagir às dificuldades no decorrer da vida. Uma coisa é certa: problemas surgirão um dia e temos que ser fortes para não sucumbir às circunstâncias indesejáveis que por acaso eles desencadearem...
Somos, na maioria das vezes, “complicadores” dos próprios problemas (fico na dúvida se essa palavra realmente é adequada, mas ouso usá-la aqui): precisamos estar atentos aos gatilhos que acionam o estresse e fazem aumentar ainda mais os nossos problemas do cotidiano.
O que eu acredito sinceramente é que podemos escolher entre enfrentar as adversidades da vida com um olhar de pessimismo e desânimo ou buscar/utilizar a resiliência através de uma postura de mais otimismo e perseverança. Porém, o que é essa tal resiliência?
Sob um ponto de vista mais científico, podemos citar Yunes & Szymanski (2001), estudiosos que referem o conceito de resiliência enquanto “processos que explicam a superação de crises e adversidades em indivíduos, grupos e organizações”. Nesse contexto, é possível dizer que resiliência é a capacidade que temos de reagir de maneira mais assertiva às dificuldades e crises que surgem ao longo de nossa vida.
Isso é fácil de falar, mas é fácil de fazer? Não, e esse é o desafio maior.
Então: precisamos estar alertas e sermos mais resilientes nos momentos mais difíceis de nossas vivências, buscando manter comportamentos baseados em otimismo, confiança, flexibilidade, assertividade, criatividade e perseverança.
E, para encerrar essa reflexão, nada melhor do que usar as palavras de Mário Quintana, um poeta que soube demonstrar sua resiliência frente às adversidades da vida através da poesia...

Epílogo

Não, o melhor é não falares, não explicares coisa alguma...
Tudo agora está suspenso.
Nada agüenta mais nada.
E sabe Deus o que é que desencadeia as catástrofes,
E o que é que derruba um castelo de cartas! Não se sabe...
Umas vezes passa uma avalanche e não morre uma mosca...
Outras vezes senta uma mosca e derruba uma cidade.

quarta-feira, 27 de outubro de 2010

O que você pensa e sente pode afetar sua saúde física?

 A lista de estudos científicos que demonstram que o pensamento e as emoções das pessoas podem contribuir para a sua saúde física e bem-estar vem aumentando. Diversas áreas de estudo, incluindo a medicina, a neurociência, imunologia, genética, psiquiatria e psicologia estão realizando investigações a respeito da importância de tratar a pessoa como um todo - corpo e mente - para a promoção da saúde, tratamento e prevenção da doença.
Sugiro a leitura de um pequeno artigo de Susan Smalley, Ph.D.Professor in the Department of Psychiatry and Biobehavioral Sciences at UCLA " Mind Body Medicine: Can What You Think and Feel Affect Your Physical Health?"