domingo, 1 de agosto de 2010

A emoção precisa da cognição?

É inegável que as reações afetivas sofrem influência do estímulo cognitivo.O processo cognitivo, segundo Lazarus (1982) é uma parte integral de todos os estados emocionais. Para Aaron Beck (1963), os sentimentos e comportamentos da pessoa são determinados pela maneira como ela estrutura seu mundo através de seus pensamentos e crenças - eis aqui o princípio norteador da terapia cognitiva.

E isso também é cantado em verso e melodia numa música muito bonita chamada Pensamento, do Cidade Negra:
"Você precisa entender o que passa aqui dentro
Eu vou falar prá você
Você vai entender a força de um pensamento
Prá nunca mais esquecer
Pensamento é um momento que nos leva a emoção
Pensamento positivo que faz bem ao coração
O mal não, o mal não, o mal não
Sendo que para você chegar terá que atravessar
A fronteira do pensar, a fronteira do pensar.
E o pensamento é o fundamento
Eu ganho o mundo sem sair do lugar
Eu fui para o Japão com a força do pensar
Passei pelas ruínas e parei no Canadá
Subi o Himalaia prá no alto cantar
Com a imaginação que faz você viajar, todo mundo
Estou sem lenço e o documento
Meu passaporte é visto em todo lugar

Acorda meu Brasil com o lado bom de pensar

Detone o pesadelo, pois o bom ainda virá
Você precisa saber o que passa aqui dentro
Eu vou falar prá você...
Você vai entender a força de um pensamento
Prá nunca mais esquecer
Custe o tempo que custar que esse dia virá
Nunca pense em desistir, não
Te aconselho a prosseguir
O tempo voa rapaz.
Pegue seu sonho, rapaz
A melhor hora e o momento é você quem faz
Recitem poesias e palavras de um rei

Façam por onde que eu te ajudarei
Recitem poesias e palavras de um rei..."

Nenhum comentário:

Postar um comentário