terça-feira, 28 de setembro de 2010

A química das emoções

Que as emoções estão ligadas ao sistema nervoso e são desencadeadas por reações químicas, já não é novidade. A neurociência vem nos brindando com inúmeras descobertas e muitas publicações já foram feitas e continuam surgindo. Entre elas, destaco o livro "A Natureza do Amor", de Donatella Marazziti, editora Atheneu, que gostei muito de ter lido alguns anos atrás, quando foi publicado. Esse assunto continua (e sempre) despertando o interesse da ciência, pois possibilita a compreensão dos mecanismos que ocorrem no organismo que desencadeiam nossas emoções e os consequentes comportamentos. Hoje, acabei de ler na Revista Veja de 29 de setembro de 2010 uma reportagem muito boa sobre a química das emoções e a importância da dopamina, que é um neurotransmissor reconhecido como responsável pelo controle do sistema de recompensa cerebral. Vale a pena ler!!!

2 comentários:

  1. Marcia, gostaria de entender se essa reflexão "a química das emoções" também tem haver com a perda das emoções propriamente dito. Meu nome é Bruna, sou carioca, tenho 27 anos, recém formada em ADM, com data de casamento marcada e desempregada. Sempre fui uma pessoa muito viva e feliz, porém eu perdi minhas emoções, de uns tempos para cá, ão fico feliz nem triste, não sinto falta de pessoas nem de momentos, não entendo parece que me tornei seca, até do meu noivo me afastei, pois não consigo sentir nada a respeito dele, nem a respeito da vida. Procurei um psicólogo que me indicou um neuro, que me deu um remedio para dormir melhor, mas nada mudou continuo da mesma forma. A vida perdeu o sentido.. Essa postagem sobre a dopamina me chamou a atenção, pois acredito que meu cérebro possa estar passando por alguma reação química onde eu não consiga mais liberar endorfina nem serotonina. Desculpe o desabafo mas busco, incansavelmente, em vários sites alguma ajuda ou o mínimo de explicação para meu caso, se talvez seja um caso psiquiátrico. Encontrar seu blog foi um pequeno alívio para minha busca. Obrigada, muito obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Bruna. Pelo que me relataste, estás com muitos sintomas depressivos, mas terias que procurar fazer uma avaliação psicológica e psiquiátrica para confirmar esta hipótese. Eu sugiro que busques uma psicoterapeuta que trabalhe com Terapia Cognitivo-Comportamental. Aí no RJ tem diversos profissionais que trabalham nesta abordagem e, se for necessário, irão fazer um encaminhamento para um psiquiatra para possível uso de medicação. Mas deves ir em um psiquiatra e não neurologista. Te indico a psicóloga Fernanda Pereira, que trabalha na Psicoclínica Cognitiva do RJ (21)2210-2899 e tenho certeza de que estarás iniciando o teu caminho para uma melhora breve. um abraço!

      Excluir